TRATAMENTOS >> Terapia de Casal


QUAIS AS CAUSAS QUE LEVAM UM CASAL A ENTRAR EM CRISE?

Diante de nossa experiência clinica, observamos que 95% dos casais procuram a terapia de casal quando a relação já está bastante desgastada e a crise no casamento já está instalada. Existem vários fatores que podem levar um casal a passarem por uma crise no relacionamento:

  1. dificuldade ou ausência de comunicação
  2. falta de habilidade para se expressar de um dos parceiros ou ambos
  3. dificuldades sexuais
  4. problemas emocionais
  5. mudanças individuais de um dos parceiros
  6. desgaste da rotina
  7. educação dos filhos
  8. carreira e dinheiro
  9. diferença de valores
  10. traição
  11. ciúmes ou insegurança em excesso
  12. excesso de controle
  13. estresse

POR QUE DEVO PROCURAR A TERAPIA DE CASAL?

A terapia de casal pode ser uma grande oportunidade do casal “acertar os ponteiros” da relação, melhorando a qualidade da comunicação, possibilitando um diálogo mais saudável e aumentando a satisfação conjugal. O terapeuta cognitivo comportamental tem o objetivo de desenvolver estratégias que possibilitam o fortalecimento da relação, fazendo com que os parceiros passem a entender as necessidades do outro, aprender a equilibrar as necessidades individuais dentro da relação, melhorar a qualidade da comunicação entre o casal, acabar com a competição, ensinar o casal a compartilhar as responsabilidades dentro do casamento, desenvolver expectativas realistas, ajudar a superar uma traição, dentre muitos outros aspectos.

 

COMO FUNCIONA NA PRÁTICA A TERAPIA DE CASAL?

Essa pergunta é bastante relativa, pois irá depender da intensidade da crise em que o casal se encontra e os motivos que levaram o casal a buscar ajuda profissional. A primeira sessão é feita normalmente com a presença dos dois e posteriormente será necessária uma consulta individual com cada um dos parceiros para que para que a psicóloga avalie a percepção e as dificuldades individuais de cada um dentro da dinâmica da relação. As sessões devem ter uma freqüência semanal e dependendo da gravidade do quadro que o casal apresentar serão necessárias 2 sessões semanais até que as coisas se estabilizem um pouco mais.