TRATAMENTOS >> Fobias Específicas


FOBIA DE AVIÃO - Perguntas e respostas


É COMUM AS PESSOAS TEREM MEDO DE VOAR?

Mesmo sendo comprovado que o avião é o meio de transporte mais seguro que existe, cerca de 42% da população brasileira sente algum nível de desconforto ao voar.Muitos individuos sentem intenso.Essa ansiedade e medo estão associados à pensamentos catastróficos onde o indivíduo imagina que  que o pior pode pode acontecer, como por exemplo, o avião cair durante uma turbulência ou durante a decolagem ou pouso.Muitas pessoas inclusive, nem podem cogitar a possibilidade de entrar em um avião.
Estudos baseados em estatísticas comprovam que para cada 3,12 MILHÕES de passageiros apenas 1 poderá morrer em um acidente aereo, enquanto mais de 273 correm risco de morrer no caminho até o aeroporto.

Quais os principais sintomas existentes nas pessoas que tÊm fobia de aviÃo?

* Sensação de desmaio
* Aceleração dos batimentos cardíacos
* mãos frias e suadas
* Falta de ar
* Tontura
* Pernas  tremendo
* Falta de Apetite
* Sensação de perda de controle 
* Desconforto no peito
* Pensamentos recorrentes

Diante de nossa experiência clinica com pacientes com fobia de aviao, podemos constatar o quanto que essa fobia desencadeia danos na vida pessoal e profissional desses pacientes.Já tratamos muitos casos em que pacientes chegaram a recusar propostas de emprego e a perder muitas viagens de férias com a familia.

Quais os fatores que estÃo relacionados À Fobia de AviÃo ?

A fobia de Avião pode estar associada a diferentes fatores como por exemplo, o medo da perda de controle, ansiedade por estar em local fechado, impossibilidade de fugir da situação, passar mal e não ter socorro e ocorrência de um acidente.   

Qual a probabilidade de cura com a Terapia Cognitivo Comportamental?

Com o tratamento Cognitivo Comportamental o paciente que tem Fobia tem uma chance de mais de 95%  de cura.
A Terapia Cognitivo Comportamental possui técnicas bastante especícas que em pouco tempo permite o sucesso no tratamento da fobia.

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO DA FOBIA DE AVIÃO?

Através da utilização do equipamento de Biofeedback, é possível ensinar ao paciente a auto regular seus níveis de ansiedade e respiração. Isso acontece no momento em que no próprio consultório, o psicólogo expõe algumas simulações de turbulência, decolagem e pouso, transmitidas pela própria tela do computador.

Em um determinado nível do tratamento, muitas vezes é fundamental o encontro com um piloto de aeronave que vem de São Paulo ao Rio de Janeiro promover uma palestra para os pacientes e esclarecer todas as dúvidas, permitindo que o paciente se sinta mais seguro e confortável durante um vôo.