Biofeedback

  

Tratamento Biofeedback

“O Biofeedback é o método mais eficaz de relaxamento que existe”.

Organização Mundial de Saúde (OMS)

No início de 2004, O Instituto de Psicoterapia Comportamental integrou a última palavra em neurociência ao seu programa clínico – caracterizando um novo método de tratamento à base do aparelho Biofeedback. O aparelho vem sendo utilizado no ramo da ciência médica para ajudar pacientes com estresse elevado, arritimia cardíaca, síndrome do Pânico, Fobias etc...A utilização do aparelho de Biofeedback permite uma recuperação rápida e permanente. Nós acreditamos que – aliado à visão e experiência dos profissionais do IPC – o Biofeedback transformará a psicologia da mesma forma que mudou a face da medicina moderna.

Mas o que é o Biofeedback?  O equipamento usado pelo IPC é capaz de ler respostas fisiológicas como respiração, temperatura, freqüência cardíaca, atividade cerebral e até mesmo as correntes elétricas da pele. Quando usado em um ambiente terapêutico, o Biofeedback permite que se avalie as respostas do paciente ao vivo – e com precisão digital, possibilitando que o próprio paciente tenha acesso aos níveis de ansiedade, dessa forma ele irá aprender a controlar e monitorar a cada consulta.  
 
          Já que a psicoterapia cognitivo-comportamental valoriza as reações imediatas do paciente ao invés de efeitos a longo prazo, o complemento doBiofeedback é perfeito. Com sua ajuda, é possível tratar um transtorno de qualquer natureza em consultório e observar o sucesso das técnicas usadas simultaneamente. O benefício do retorno exato e imediato permite que se calibre os níveis de ansiedade do paciente com a mesma segurança de um cientista em laboratório.

O programa clínico do IPC também conta com o sintetizador de ondas cerebrais, que estimula estados alterados de consciência e permite a inserção de sugestões hipnóticas com a máxima eficiência. Vítimas de insônia, pânico e outros transtornos se beneficiam imensamente dessa técnica, que também é usada para induzir estados de relaxamento profundo em um curto período de tempo.

          As vantagens da união entre psicoterapia cognitivo-comportamental e a neurociência são inúmeras.

A primeira é a eficiência. O próprio paciente tem acesso aos seus próprios dados – os resultados são exibidos em uma tela de TV, lhe permitindo monitorar o próprio progresso em tempo real.

Praticidade. Graças a tecnologias como o Biofeeback, a ansiedade pode ser mensurada no conforto do consultório, onde o terapeuta pode controlar a situação e medir reações do paciente com exatidão binária. 

Autonomia. A eficiência do Biofeedback propicia condições inéditas de auto-treinamento. Conforme o paciente observa seus resultados enquanto aplica as técnicas ensinadas pelo terapeuta, ele se especializa na auto-regulação de ansiedade. Esse aprendizado lhe permitirá levar essas técnicas para fora do consultório, onde as aplicará em seu dia-a-dia até corrigir o problema.

Confiabilidade. Todas as áreas da medicina acarretam o risco de diagnósticos equivocados, mas o advento do Biofeedback minimiza esse perigo. Instrumentos de leitura altamente responsivos e softwares de processamento avançados garantem que a informação sobre a qual o terapeuta opera é precisa e confiável.

Custo. Além de realçarem a qualidade do processo terapêutico, todos os fatores acima também diminuem seu custo. As facilidades que a tecnologia confere ao cliente e ao terapeuta lhes permite abreviar a duração do tratamento, resultando em um programa clínico não só mais rápido, mas também mais acessível.

A aliança entre a ciência e a tecnologia com responsabilidade só trouxe novos níveis de bem-estar para a humanidade. O IPC não visa apenas melhorar a qualidade de vida de indivíduos, mas também de famílias, comunidades e empresas. Só assim pode-se alcançar uma transformação social na maneira em que os transtornos da mente são tratados.